Os fogos de artifício são a vários anos utilizados nas comemorações de final de ano ao redor do mundo entretanto por muito tempo seu efeito sofre o meio ambiente foi totalmente negligenciado.
Estudos mostram que apesar do colorido que ilumina o céu e encanta muitas pessoas os malefícios que causam não só para o ecossistema mas para o próprio ser humano são incontáveis.
O que primariamente chamou a atenção de biólogos, etólogos e conservacionistas é o barulho e seu impacto sobre a fauna. Inúmeras aves morrem pelo estresse causado pelo forte ruído (quer seja pelo efeito metabólico como por ex aumento do batimento cardíaco, ou comportamental, como pode ser observado nos voos incoordenados gerados pelo pânico). Animais domésticos, caninos e felinos, por possuírem uma audição muito mais apurada também são afetados.
Uma coisa entretanto que pouco se divulga é que ao queimar os fogos de artifício emitem toxinas e os resíduos que devem ser recolhidos para evitar a contaminação do solo. Em eventos públicos realizados sobre a água não há como ter total controle da quantidade de dejetos, toxinas, metais pesados que irão ser deixados para trás envenenando peixes e prejudicando toda a vida marinha.
É importante que cada vez mais as pessoas tenham consciência de que existem outras formas de se comemorar sem contaminar o ambiente e sem o barulho que prejudica animais terrestres e aquáticos. Vamos ter mais respeito pela vida,
Nenhum comentário:
Postar um comentário