Os carrapatos são artrópodes pertencentes ao grupo dos ácaros sendo responsáveis pela transmissão de uma série de doenças entre as quais vale destacar: Babesiose, Erlichiose, Anaplasmose e a Febre maculosa. Além disso a presença de grandes infestações pode levar o animal a um quadro de anemia (devido a constante perda de sangue), reações alérgicas (dermatites de contato), automutilação (pelo prurido causado), neuropatias e morte.
Os carrapatos só se alimentam uma vez a cada fase da vida, uma vez fixados irão se soltar somente para fazer ecdise ou postura (no caso das fêmeas adultas).
As fêmeas são maiores que os machos e quando adultos chamam atenção pois ficam com seu corpo bastante distendido até realizarem a postura do ovos.
O uso indiscriminado de drogas carrapaticidas tem ocasionado uma maior resistência nos ácaros, dificultado o seu controle. Os carrapatos adultos em geral não são sensíveis a maioria das drogas ao contrário das ninfas e larvas que morrem facilmente. Deste modo, um controle eficaz deve incluir a retirada de todos os adultos do corpo do animal antes da aplicação do carrapaticida. Os carrapatos retirados devem ser jogados em um recipiente com álcool ou queimados pois são resistentes a água, podendo manter-se submersos por várias horas sem que venham a óbito.
A melhor maneira de evitar que seu animalzinho sofra é através da prevenção, consulte sempre seu veterinário, um check up anual pode salvar a vida do seu melhor amigo.